Esteja você montando um mini wedding ou uma cerimônia de casamento extravagante, quando se trata do vestido de noiva, tudo é sobre sonhar grande. E qual outro evento melhor para se inspirar do que a Semana de Alta-Costura de Paris?
Por isso a Usei Uma Vez quer falar com você sobre as tendências de noivas da Alta-Costura – ou Haute Couture para os mais íntimos- de um jeito acessível e inspirador para te auxiliar na sua grande decisão, afinal não há nada de errado em sonhar enquanto isso…
Haute Couture
Quando se pensa em Alta-Costura faz-se uma associação direta com uma roupa que não é para qualquer um e nem serve para se usar no dia a dia, de algum modo esse raciocínio está correto.
Veja bem, a Alta-Costura é uma plataforma de criação das marcas onde elas exploram os limites da criatividade a fim de mostrar qual é a identidade da grife e por consequência da sua cliente.
Visto que, não são muitas as pessoas que compram as peças – inclusive, estima-se que haja apenas 4 mil compradores de Haute Couture no mundo -, as coleções das grandes marcas acabam por definirem em seus desfiles tendências que serão traduzidas para o prêt-à-porter das próprias grifes e outras.
Os desfiles de Alta-Costura são verdadeiros espetáculos, todos os olhos da indústria têxtil ficam atentos para esses eventos, já que são eles que ditam quais serão as tendências do mercado.
Quatro tendências de noivas da Semana de Alta Costura de Paris:
SURREALISMO
As formas, volumes e recortes surrealistas na moda, certamente cumpre um papel muito importante na subjetividade na sociedade, sendo uma maneira genuína e segura de escapismo.
Aqui a palavra de ordem é criatividade e exuberância na criação de vestidos de noivas atraentes, buscando explorar os seus sonhos mais malucos.
BRILHO PARA TODO LADO
Seguindo a pegada escapista da tendência anterior, os brilhos e as pedrarias mais variadas chegam como um artifício de expressão de alegria e luxo.
O brilho é algo habitual nos vestidos de noivas, mas talvez esse seja o momento de dar um passo adiante em direção a luminosidade e experimentar ainda mais, por exemplo: a combinação de renda com pedrarias.
MINIMALISMO
O vestido de noiva simples e clássico com um toque de modernidade percorreu os desfiles da Semana de Alta Costura. A silhueta evasê, uma das preferidas das noivas, continua sendo usada porém dessa vez com uma nova atualização: decotes modernos, formas diferenciadas e detalhes franzidos na cintura.
Perfeito para quem busca simplicidade e elegância!
PENAS E FLORES
Fechando as tendências da alta-costura, as penas e flores 3D surgem como um recurso de leveza para moda, em contraponto, é claro, com toda a dureza da realidade que temos vivido.
Com essas aplicações o vestido ganha um toque delicado e um efeito no seu movimento, encantando na entrada da cerimônia religiosa ou durante a festa. O importante é lembrar que você tem a possibilidade de criar também uma volumetria interessante para o seu vestido de noiva. Explore!
Depois de ler esse texto, inspire-se e procure aqui na curadoria do acervo da Usei Uma Vez um vestido de noiva a altura da sua criatividade e personalidade com direito a tudo que pode ter.
Siga a Usei Uma Vez em nossos perfis, para ficar sabendo de todas as novidades e acompanhar a rotina do ateliê, seja sempre bem-vinda ao nosso mundo.