A data está marcada. O espaço da recepção reservado. Agora só faltam os detalhes que vão fazer o dia do seu casamento único. Para te ajudar nas (muitas!) escolhas está um grupo pra lá de especial: as madrinhas. ❤️ Mas aí, surgem as dúvidas: devo deixar a escolha do vestido da madrinha de casamento livre? É melhor sugerir uma paleta de cores? Como tornar essa escolha um momento de união entre noiva e madrinhas? Confira as dicas que nós do Usei Uma Vez preparamos!

Para começar, converse! Independente de qual for a sua decisão sobre o vestido da madrinha de casamento, diga o que você gosta e o que espera dela. Dessa forma, fica mais fácil para a madrinha escolher o vestido e a noiva também vai ficar feliz no dia do casamento. Além disso, vale lembrar que quem faz as regras é o casal. Abaixo, estão apenas algumas sugestões e inspirações! ❤️

Cor

Algumas noivas pedem que as madrinhas usem o mesmo vestido, outras definem uma paleta de cores, enquanto existem, ainda, as que deixam essa escolha livre. A cor do vestido da madrinha de casamento é uma escolha da noiva, que deve entender, também, que, quanto mais específica for a cor desejada, mais difícil é para as madrinhas comprarem.

Estilo da cerimônia

Assim como o vestido da noiva, o vestido da madrinha de casamento deve se adaptar ao estilo, horário e local da cerimônia. Se o casamento for no campo, à tarde, vai pedir vestidos diferentes do que se o casamento for na praia pela manhã ou na igreja, à noite. Montar um moodboard com fotos pode servir de inspiração e ajudar as madrinhas.

Casamentos de dia: Os vestidos podem ser curtos, lisos ou estampados e leves. Bordados mais delicados, sem brilho, também ficam bonitos. Cor também está liberada, achamos os tons pasteis lindos para o dia.

Vestido de festa - Candy Brown

Candy Brown

Vestido de festa - Teti Gio

Teti Gio

Vestido de festa - Victor Dzenk

Victor Dzenk

Vestido de festa - Pynablu

Pynablu

Vestido de festa - Skazi

Skazi

Gostou? São do acervo Usei Uma Vez! Agende uma prova!

Casamentos ao entardecer: Por começar quando ainda é dia e terminar já de noite, os vestidos para casamentos nesse horário podem ter características que ficam boas nos dois momentos do dia. Prefira vestidos abaixo do joelho, midi ou longos. Os brilhos já podem ser usados, mas prefira os que não são tão carregados.

Vestido de festa - Fabiana Milazzo

Fabiana Milazzo

Vestido de festa - Marcelo Quadros

Marcelo Quadros

Vestido de festa - Pietra

Pietra

Vestido de festa - Marcelo Quadros

Gostou? São do acervo Usei Uma Vez! Agende uma prova!

Casamentos à noite: Vestidos longos, com tecidos mais estruturados, bordados e brilhos são o mais comum. Cores mais sóbrias combinam mais com a noite. Vestidos com tons mais claros, como o nude, podem ficar brancos na fotografia (por causa do flash).

Vestido de festa - Badgley Mischka

Badgley Mischka

Vestido de festa - Martha Medeiros

Martha Medeiros

Vestido de festa - Patricia Bonaldi

Patricia Bonaldi

Vestido de festa - Raquel de Queiroz

Raquel de Queiroz

Vestido para madrinha de casamento

Gostou? São do acervo Usei Uma Vez! Agende uma prova!

Vestido da noiva

Além do estilo, horário e local da cerimônia, outro fator importante na hora de escolher o vestido da madrinha de casamento é o vestido da noiva.

Em cerimônias mais tradicionais, em igreja, onde o vestido de noiva tem brilho, uma madrinha com o vestido mais simples pode destoar. Ao mesmo tempo, quando a noiva usa um vestido minimalista, é melhor que as madrinhas não optem por modelos com muito brilho e muito estruturados. Nessas horas, a maquiagem e os acessórios também ajudam a compor o look e combiná-los melhor com cada momento.