O dia do casamento é um momento aguardado com muita ansiedade e expectativas. Entretanto, a tarefa de organizar um evento, controlar o orçamento, lidar com fornecedores e saber resolver problemas inesperados não é para qualquer uma – e pode ser bastante estressante, principalmente no dia da cerimônia. Para auxiliar a noiva a cada passo, existe o assessor de casamento. Mas você sabe como esse profissional trabalha?

O Usei Uma Vez conversou com Andrea Maia Camargo e Isis Rios, duas assessoras de casamento que já têm anos de experiência e esclareceram algumas dúvidas e nos contaram um pouco sobre a rotina desse profissional.

Vestido de noiva - Yolan Cris

Vestido de noiva – Yolan Cris

Afinal, qual é o papel do assessor de casamento?

Há alguns anos, por causa da rotina cada vez mais corrida dos noivos e também da maior oferta de serviços (principalmente em cidades grandes), o papel do assessor de casamento começou a ficar mais conhecido. Esse profissional ajuda a alinhar o que a noiva deseja com o florista, contratar o buffet, escolher o vestido de noiva, definir o local do casamento, solucionar imprevistos que ocorram durante a cerimônia e muitos outros detalhes necessários para o grande dia… tudo isso sem perder de vista o orçamento definido, nem os sonhos dos noivos.

De acordo com Andrea Maia Camargo, “o bom assessor deve ter conhecimento amplo de eventos, gastronomia, elétrica, costura, som, iluminação e noções de decoração. Deve saber planejar, flexibilizar e entender que por si só a palavra ‘evento’ já carrega eventualidades”. Segundo ela, “ter jogo de cintura, decisão e boa noção do que dá certo é imprescindível”.

Organizar um casamento não é tarefa fácil e começa muito antes do dia da cerimônia. Isis Rios sintetiza assim o papel do assessor de casamento: “Um grande arquiteto de sonhos. Trabalhamos para realizar o que foi planejado pelo casal”.

Vestido de noiva - André Betio

Vestido de noiva – André Betio

Quando contratar?

Não existe regra sobre quando contratar o assessor de casamento, principalmente por causa das diferenças de perfil e tamanho de cada evento, mas é recomendado contratar com antecedência de cerca de um ano antes do casamento.

A dica da Isis é: “Aconselho a todos os noivos contratar antes de qualquer profissional. Isso vai garantir uma boa negociação e uma análise de contrato. Já vi muitos clientes caírem em pegadinhas!”.

Vestido de noiva - Nanna Martinez

Vestido de noiva – Nanna Martinez

Como escolher um assessor de casamento?

Encontrar alguém que entenda todos os seus desejos, saiba te manter calma nos momentos mais estressantes e consiga transformar em realidade os seus sonhos – e tudo isso, sem perder de vista o orçamento! – pode parecer difícil. Mas com boas referências e muita experiência em organização de eventos no currículo, além da realização de encontros para perceber se vocês têm algo em comum, é possível escolher alguém em quem você confie para transformar seus sonhos em realidade.

Uma recomendação de Andrea é: “O que, definitivamente, os noivos não devem aceitar são valores abaixo do que se custa para organizar um evento”, afirma Andrea, que explica que assessores que cobram valores muito baixos podem estar se beneficiando, de alguma forma, com os contratos com os fornecedores – o que pode ser prejudicial para o casal.

Honestidade, clareza e, principalmente, segurança, são as características os noivos devem buscar ao escolher um assessor de casamento”, completa ela.

Vestido de noiva - Maison Kas

Vestido de noiva – Maison Kas

Por que fazem a diferença?

Seja no pré-evento, quando alinham os desejos dos noivos com os fornecedores, ou durante o casamento, quando têm que lidar com mudanças no clima, convidados que passam mal e tantos outros acontecimentos inesperados, o assessor de casamento também tem a oportunidade de participar de momentos únicos na vida de diversos casais.

Andrea destaca sobre o trabalho: “Eu amo planejar detalhadamente cada detalhe e depois ver tudo aquilo concretizado, e amo cuidar do financeiro dos meus clientes. Acho que o mercado é muito deslumbrado e não toma conta do dinheiro do outro como se fosse seu, quando estamos também sendo pagas como profissionais para isso. Cuidar do cliente e do dinheiro dele com respeito faz total parte do que eu faço”.

Já Isis conta: “O mais maravilhoso do nosso trabalho é que temos a oportunidade de, a cada evento, ter desafios novos. Por mais que pareçam ser iguais, cada casal tem uma escolha diferente, pois estamos falando de história vivenciadas por pessoas diferentes”.

Vestido de noiva - Enatelier

Vestido de noiva – Enatelier