No Instagram do Usei Uma Vez costumamos fazer algumas perguntas para nossos seguidores e uma das perguntas que mais movimentou nossos Stories foi “quando começar a procurar o vestido de noiva?”. É uma dúvida comum (e super justa!) para muitas noivas.

Confira nossas dicas e descubra o melhor momento para sair a procura do seu vestido de casamento:

Marque a data e o horário do casamento

A estação do ano e o horário do casamento influenciam, para começar, o tipo de tecido mais adequado. Casar no verão, durante o dia, com um vestido de manga comprida, muito volume e rendas é a receita para uma cerimônia desconfortável para a noiva. Isso não significa, no entanto, que todo vestido de casamento na praia seja de alcinha.

Ao comprar o vestido de casamento depois de definir quando será a cerimônia, você evita arrependimentos ou ter que comprar outro vestido que melhor se adeque à festa (acredite, isso acontece com mais frequência do que você imagina).


Vestidos disponíveis no site nos links: Maggie Sottero, Martu Mariage, Paulo Dolce e Wanda Borges


Defina o local da cerimônia

Seu casamento vai acontecer em uma igreja tradicional e, depois, todos irão para a casa de festas mais suntuosa da cidade? Então seu vestido provavelmente não vai ser o mesmo da noiva que se casar na praia, certo? Saber qual será o local da festa vai te ajudar a escolher o vestido. Enquanto casamentos em igrejas tradicional pedem modelos com decotes menos ousados, por exemplo, um miniwedding permite estilos mais despojados.


Vestidos disponíveis no site nos links: Lucas Anderi, Pronovias modelo Odri, Pronovias e Yolan Cris


Pense no estilo da cerimônia

Você sonha com um casamento digno da família real? Ou prefere uma cerimônia pequena, na beira da praia? Adora o estilo boho? Quer casar sob a luz da lua? Como você pode imaginar, dependendo da sua resposta o vestido que você vai usar pode ter estilos diferentes um do outro.

Não existe uma regra para o tipo de vestido que você vai usar em cada situação, mas, normalmente, as noivas que optam por casamentos mais tradicionais costumam preferir vestidos mais volumosos ou com cauda, por exemplo, que não são indicados para as noivas que vão se casar na praia ou no campo. As cerimônias noturnas, por sua vez, pedem brilho, enquanto, para as diurnas, os vestidos costumam ter tecidos mais leves e sem brilho.

Vestido de noiva - Letícia Nassar

Letícia Nassar

Vestido de noiva - Lucas Anderi

Lucas Anderi

Entenda qual modelo combina com o seu corpo

Um dos primeiros desafios na hora de escolher o vestido é a quantidade de opções, que dificultam a escolha. Uma dica nossa é entender o seu corpo, para já começar experimentando os modelos que vão vestir melhor em você.

A imagem abaixo (que vimos no Insta @blogsimeuaceito) pode ajudar. De forma resumida, os vestidos em evasê combinam com todo tipo de corpo, já que afinam a cintura e escondem qualquer “imperfeição” que a noiva pode achar que tem. Os modelos de cintura alta também têm efeito semelhante. Os vestidos de “princesa” ajustam melhor nas noivas de cintura fina, enquanto os modelos mais ajustados ao corpo podem combinar tanto com as de cintura reta, mas com pouco quadril, quanto com as de cintura fina.

 

Outros detalhes que valem a pena ser observados:

  • Vestidos com manga comprida ou manga “copinho” ajudam a afinar os braços;
  • O decote halter (tipo esse Rosa Clará) é bom para noivas com ombros pequenos;
  • Decotes em V ajudam a alongar a silhueta.

 

Pesquise os modelos/estilistas que você gosta

Você é fã do trabalho de um estilista? Então, vale a pena investir em um modelo feito sob medida por ele(a) ou investir em uma peça já usada desse estilista. Quando gostamos do estilo de um designer, pode ser difícil escolher um vestido assinado por outra pessoa. Mas, se você está aberta a diferentes estilos, nossa dica é focar sua busca no modelo que combina mais com o seu corpo.

Vestido de noiva - Pronovias

Pronovias

Vestido de noiva - Junior Santaella

Junior Santaella

Vestido de noiva - Lourdinha Noyama

Lourdinha Noyama

Agora sim, comece a procurar

Depois que o dia, o horário e local da sua cerimônia já estiverem definidos e você já refletiu sobre qual é o estilo que mais combina com você, é hora de começar a procurar!

  • Quer um feito sob medida? Então, pode marcar as visitas ao(s) seu(s) estilista(s) favorito(s) com cerca de oito meses de antecedência, para ter tempo de conversar com o designer e fazer todas as provas;
  • Vai optar por um usado? Então, pode começar com seis meses de antecedência, para dar tempo de fazer os ajustes necessários.

Ficou com alguma dúvida? Pergunta pra gente nos comentários!

Vestido de noiva - Luciana Collet

Luciana Collet

Vestido de noiva - Pronovias

Pronovias

Vestido de noiva - Rosa Clará

Rosa Clará

Vestido de noiva - Vitor Zerbinato

Vitor Zerbinato