O “distanciamento social” (necessário, importante e urgente) é a principal forma de reduzir o número de casos do coronavírus e salvar vidas. No entanto, evitar aglomerações e manter a distância segura entre as pessoas acaba afetando (e muito!) a realização de casamentos.

Parte nosso coração ver o número de noivos que precisaram adiar o casamento por causa do coronavírus, mas é uma medida necessária. Para esclarecer algumas dúvidas e ajudar os noivos que estão com casamento marcado para o primeiro semestre de 2020, preparamos esse post com algumas recomendações.

Para começar

Converse com seus fornecedores e, se você tiver um(a) assessor(a) de casamento, é com ele ou ela com quem você deve começar a conversar. Não tenha vergonha de fazer perguntas e expor os pontos que te afligem.

Roberta Canuto, assessora de casamento responsável pela Casa de Dois, explica: “A primeira coisa é ver as possíveis datas do espaço e depois casar isso com as datas disponíveis da sua assessoria. Depois, a própria cerimonialista entrará em contato com os fornecedores para entender quais são as datas possíveis de cada (de acordo com as opções levantadas). Montamos uma planilha e escolhemos a data em que todos ou a maioria pode!”.

“Os clientes têm que manter a calma e só reagendar dois meses antes [da data do casamento]”, recomenda Mari Castro, fotógrafa responsável pelo Canvas Ateliê Fotográfico.

Prefira, também, adiar a data ao invés de simplesmente cancelar o casamento. Os custos para cancelamento, dependendo do tipo de contrato, podem ser mais altos.

Vestido de noiva Yolan Cris

Quando adiar?

Se seu casamento acontece em março, abril e maio, você provavelmente já teve que adiar a cerimônia. Algumas cidades têm quarentenas obrigatórias previstas e esses são os meses críticos, de acordo com o Ministério da Saúde.

“No momento, todos os fornecedores que eu estou em contato estão reagendando abril e maio. Junho, estamos orientando os casais a esperar um pouco mais”, conta Mari Castro, do Canvas Ateliê Fotográfico.

Roberta Canuto, da Casa de Dois, alerta, no entanto, que os noivos de junho não devem demorar muito a tomar uma decisão: “Pode ser que sobrem apenas datas no ano de 2021 quando tomarem a decisão, e, provavelmente, para isso, poderá ter custo extra de acordo com cada fornecedor. Para 2020 os fornecedores estão sendo muito compreensivos, porém para 2021 existem custos que vão ainda além dos prejuízos já arcados por nós para os reagendamos em 2020, que precisam ser repassados aos noivos sim”.

Como definir a nova data?

Os casos de coronavírus devem se estender até setembro, pelo menos, de acordo com o Ministério da Saúde. Prefira datas no final do ano, entre os meses de outubro e dezembro, e, se possível, apenas em 2021.

Estejam abertos a datas que talvez não teriam sido sua primeira opção: domingos, sextas-feiras, feriados e vésperas de feriados. Esse é um momento em que é importante, também, entender os fornecedores. Espaços de festa, cabeleireiros e fotógrafos de casamento costumam dedicar um dia inteiro a cada casal. Muitos já estavam com os sábados quase preenchidos (ou lotados) no segundo semestre e não podem abrir mão dos casamentos já agendados.

“Muita gente ainda tem receio, mas o casal tem que estar aberto a não escolher tanto, caso queira se casar esse ano”, afirma Mari Castro, do Canvas Ateliê Fotográfico. “Eu ainda tenho algumas datas livres, mas poucas”, completa.

Vestido de noiva Essence of Australia

 

Como comunicar o adiamento e a nova data?

Para os noivos que já enviaram convite ou save the date, é preciso avisar a todos os convidados sobre a mudança da data. Caso não seja possível avisar um a um por telefone (ou mensagem de WhatsApp), serviços de R.S.V.P. podem ligar para cada convidado.

Somente avisem a nova data, no entanto, depois que todos os fornecedores confirmarem a prestação do serviço.

Caso os convites já tenham sido impressos, mas ainda não tenham sido enviados, aguarde definir a nova data para avaliar os custos e definir se vale imprimir novos convites ou enviar uma versão digital.

Vestido de noiva Ronald Joyce

Acima de tudo, lembrem-se: o mundo está em reviravolta, então é importante ter foco, fé e esperança. Converse com as pessoas que são importantes para você. Troque experiências com outras noivas. Encontre força naqueles que você ama. Vai dar tudo certo.

 

Acompanhe o Usei Uma Vez no Instagram: @useiumavez.brides

 

Casa de Dois

Site: www.casadedois.com.br

Instagram: @casadedois

 

Canvas Ateliê Fotográfico

Site: www.canvasatelie.com.br

Instagram: @canvasatelie