Você pode não saber, mas quando ficar noiva, vai descobrir que alguns tecidos são mais adequados para um vestido estruturado. Outros são ótimos para modelos fluidos, de aparência leve. Existe, ainda, tecidos mais indicados para vestidos de princesa, cheios de volume e elegância. Antes de sair à procura do vestido de casamento, aprenda o que esperar quando se tratam dos tecidos para vestido de noiva.
Renda
Uma das escolhas favoritas das noivas é a renda. Ela combina uma variedade surpreendente de estilos e pode ser trabalhada de diversas formas. Também existem vários tipos de renda, que costumam ser nomeadas de acordo com a cidade onde foram criadas. Algumas delas são:
- Chantilly – Delicada, com padronagem de flores e galhos. Combina com vestidos de casamento fluídos e com transparências;
- Soutache – Tem uma estrutura mais aparente que a Chantilly e bordados em relevo;
- Arabesco – tem padrões mais marcantes, normalmente combinados com transparências. É uma boa opção para a noiva que quer um modelo romântico e feminino, sem precisar optar por rendas com desenhos florais.
Crepe
O crepe é um tecido fosco, criado por meio da torção de fios de seda, algodão, lã, viscose ou poliéster. Ele tem um caimento elegante, ótimo para silhuetas suaves.
Tule
O tule é o tecido transparente que muita gente já viu no tutu das bailarinas. Quando usado no vestido de noiva, ele pode criar desde looks dignos de princesa, como o usado pela atris Mariana Ruy Barbosa (Dolce & Gabbana), até modelos mais ousados e modernos, como esse da Dior.
Dependendo do material com que ele é feito, o tule pode ter caimentos bem diferentes. Ele pode ser de algodão (extremamente macios – e raros!), seda (bem fino e fluido), nylon (usado para criar saias volumosas e véus) e point d’esprit (com pequenas bolinhas). Alguns exemplos do acervo Usei Uma Vez:
Zibeline ou Mikado
Zibeline, também conhecido como Mikado, é um tecido de fibras retas todas em única direção. Assim como o cetim, tem um acabamento brilhante, mas é mais pesado e usado em modelos evasês e saias rodadas com volumes. É um tecido mais suntuoso e garante um aspecto nobre ao vestido de noiva. Os mais usados são os de seda (para os vestidos mais nobres, de estilistas como Sandro Barros) ou poliéster.
Cetim
O cetim é um dos tecidos para vestido de noiva mais versáteis. De forma geral, é bastante fluido. Mas, assim como o tule, existem cetins de várias gramaturas e materiais e essas características influenciam no caimento do vestido.
Muitos dos cetins usados em vestido de casamento costumam ser de seda, com gramatura menor. Esse tipo de tecido é bastante fluido e marca mais o corpo.
Os cetins com gramatura maior, por sua vez, têm acabamento suave e agradável ao toque e são utilizados em modelos mais estruturados. Os vestidos drapeados, por exemplo, tendem a ser de um cetim mais grosso, o que os torna uma boa escolha para casamentos em climas mais frios.