Já imaginou, toda semana, poder participar do momento mais especial da vida de diferentes casais? Esse é o privilégio do fotógrafo de casamento, que têm a tarefa de captar imagens que vão eternizar o ‘sim’.
Para esclarecer algumas dúvidas das noivas (contamos com a ajuda – e perguntas – das nossas seguidoras no Instagram!), conversamos com Thaminne, parte da dupla que compõe a Aloha Fotografia. Responsáveis pelos cliques do casamento de Laura Neiva e Chay Suede e de vários outros no Brasil e pelo mundo, o casal, que está junto há 15 anos e casados há sete, faz fotos lindas, que capturam a emoção dos noivos com muita sensibilidade e com um estilo próprio, sem perder de vista a personalidade de cada casal (nem precisamos dizer que somos fãs, né?! rs).
Com que antecedência os noivos devem contratar o fotógrafo de casamento?
Depende do fotógrafo que eles escolherem… nós, por exemplo, abrimos a agenda com 12 meses de antecedência… Acho que logo depois do local é importante a parte de vídeo e fotografia, pois geralmente são empresas que pegam apenas um evento por dia.
Que características os noivos devem buscar ao escolher a pessoa responsável pela fotografia do casamento?
O “santo tem que bater” haha. Não acreditamos que somente um bom trabalho e portfólio deva ter o poder dessa decisão… os fotógrafos ficarão o dia inteiro do casamento atrás do casal, então precisa ter empatia entre as partes. Outra parte que achamos importante é conhecer o trabalho do profissional por completo, não somente por “fotos do Instagram”.
Qual conselho você daria para os noivos que ainda estão na dúvida de qual fotógrafo de casamento escolher?
Sei que é difícil quando se fala em casamento, pois são muitos gastos, mas acho legal tirar a parte do “quanto custa” e selecionar os 2 que mais se identificou (quando dizemos se identificar é olhar as fotos e conseguir se enxergar naquele trabalho) e, a partir desses dois, colocar quais considerações de um e de outro e, por último, ver a questão de valores… fotografia de casamento é para sempre, escolher alguém que você se identifica vale demais.
Agora uma dúvida mais técnica: sempre nos perguntam sobre as cores que podem ser usadas pelas madrinhas e mães. Acreditamos que todos devem ter liberdade para escolher isso, mas para os fotógrafos, é bom a noiva avisar, por exemplo, se decidir colocar todas as madrinhas em tons claros (muitas têm receio que os convidados fiquem “de branco” igual à noiva)?
Nós somos super livres quanto a isso… o que a noiva escolher ficará lindo, pois vai fazer sentido para ela. Já fotografamos madrinhas de cores claras e amamos, já fotografamos madrinhas de preto e amamos mais ainda e até já fizemos que as madrinhas também estavam de branco e ficou incrível… achamos legal quando se pede um “tom” (falando em fotografia) seja os tons pastéis, tons de cinza, tons de azul, etc.
Qual é o maior desafio e a maior recompensa do seu trabalho?
O maior desafio é conseguir transmitir nas imagens quem são os casais, como seres individuais e como casal também. Isso diz muito sobre o nosso trabalho… e acaba nos frustrando as vezes, pois nem sempre temos liberdade para isso… mas entendemos que isso é muito pessoal e respeitamos. Tecnicamente falando, o maior desafio é a questão de horário: os casais às vezes marcam a cerimônia com 1h para o pôr do sol e não levam em consideração os atrasos (que infelizmente sempre acontecem) e que o dia pode estar nublado.
Recompensa é poder viver todo fim de semana um dos dias mais incríveis da vida das pessoas… é surreal o sentimento que passa por nós nesses dias.