O conceito de “plástico zero” é cada dia mais relevante, principalmente se levarmos em conta que esse material que leva anos para se decompor já forma uma ilha no oceano Pacífico que tem o dobro do tamanho da França. Nós, que pensamos sobre vestido de noiva todos os dias e queremos sempre buscar soluções mais sustentáveis para esse momento importante que é o casamento, decidimos nos inspirar no exemplo dado pela princesa Eugenie, da Inglaterra, e preparamos um post com dicas para você fazer um casamento sem plástico.

Eugenie é filha do Príncipe Andrew, terceiro filho da Rainha Elizabeth, com Sarah Ferguson. Ela está longe do trono, mas chamou a nossa atenção, porque Eugenie é uma ativista pela sustentabilidade. No casamento com o empresário Jack Brookbank, realizado em 2018, toda a cerimônia foi livre de plástico.

Parece impossível? Decidimos pesquisar formas de reduzir o uso desse material para compartilhar com vocês. Leia, também, nosso post com mais dicas para fazer um casamento sustentável.

1. Nada de canudos, copos e talheres descartáveis (e isso vale para a cozinha também!)

Uma das primeiras medidas para fazer um casamento sem plástico é alugar pratos, talheres e copos. Contrate, também, fornecedores que utilizem alimentos de origem orgânica, reduzam o consumo de água na hora de preparar os pratos e evitem o desperdício. Verifique se eles podem evitar o uso de plástico filme e de produtos embalados e peça para não utilizarem forminhas descartáveis nos doces. As embalagens dos alimentos são um dos maiores contribuintes para resíduos de plástico.

Caso faça questão de canudos, você pode usar os reutilizáveis, como os da marca B.Live, que são de vidro ou inox.

2. Opte por tecidos naturais

O vestido de noiva também pode ser um empecilho na hora de organizar um casamento sem plástico. Ao escolher o vestido de noiva (que você pode comprar de segunda mão, alugar ou pegar emprestado), fique atenta para evitar materiais sintéticos ou tingimentos químicos. Isso também vale para toalhas de mesa, guardanapos de pano e todos os outros tecidos utilizados na decoração.

As fibras naturais, como algodão, linho e seda, são mais confortáveis, flexíveis e resistentes. Selecionamos alguns modelos do acervo Usei Uma Vez com tecidos naturais:

Vestido de noiva - Emannuelle Junqueira

Vestido de noiva - Emannuelle Junqueira

Vestido de noiva - Emannuelle Junqueira

3. Escolha bem a maquiagem e os produtos de cabelo

Shampoo, gel de banho, removedor de maquiagem, lâminas de barbear e maquiagens costumam vir em embalagens plásticas. Hoje em dia, já é possível optar por produtos que vêm em garrafas de vidro ou até mesmo não têm embalagem (experimente uma barra tradicional de sabão e barras de xampu). Além disso, opte por marcas que não testam os produtos em animais e priorizam elementos de origem natural em sua composição.

Pincéis Terráquea – Cosméticos Baims e Simple Organic

4. Jogue confetes biodegradáveis

Ao invés de arroz ou balões, confetes fabricados com folhas caídas são super charmosos e sustentáveis. Além de contribuir para a ideia de um casamento sem plástico, os confetes de folhas caídas garantem cores e texturas diferentes ao momento.

5. Bar sem plástico

Escolha bebidas com garrafas de vidro, que são retornáveis. Sirva todas as bebidas em copos de vidro, para não haver desperdício.

Para se inspirar, recomendamos a leitura da matéria do movimento Menos 1 lixo sobre um evento Lixo Zero.

Para completar, você pode pensar em um destino para tudo o que não tiver sido alugado. Sobrou comida? Doe! Não sabe o que fazer com as flores da decoração? Você pode presenteá-las!