O dia do casamento, como já indica o nome, passa rápido, muito rápido. O período que antecede o grande dia, no entanto, é também muito especial: cheio de emoção, antecipação e descobertas. Para reduzir o estresse do planejamento do casamento e aproveitar ao máximo esse período, separamos algumas dicas.

Comece logo a planejar

Pode parecer óbvio, mas vale a pena reforçar!

Logo depois do noivado e da alegria que é contar a novidade para todo mundo, o casal deve começar a conversar sobre ideias para o casamento. Aliás, a conversa é um dos itens mais importantes ao longo de todo o planejamento.

Não sabe por onde começar? Aqui vão algumas dicas:

    1. Em qual estação do ano vocês gostariam que acontecesse a cerimônia?
    2. Qual data se encaixa melhor na agenda profissional/pessoal/familiar do casal?
    3. Do que você não abre mão na cerimônia?
    4. Quanto vocês podem investir?
    5. Quem que vocês gostariam que estivesse no casamento?

 Planeje

Nós criamos essa linha do tempo com 12 meses de planejamento para você usar como base, mas criar a sua, conforme suas necessidades, é o ideal.

Faça uma planilha no papel ou no computador e escreva os meses, semanas ou dias em que deseja planejar partes específicas do seu casamento. Seja qual for o método escolhido, mantenha-o à vista durante todo o processo. Com tantos detalhes que precisam ser resolvidos, é fácil ficar atrasado ou perder-se nos prazos. Por isso, ter uma indicação visual dos dias/ações a serem tomadas é uma ótima maneira de manter-se organizada.

Contrate um assessor de casamento

É possível planejar um casamento sozinha ou a dois? Sim, claro. Mas qual foi o último evento que você planejou? Quantas pessoas estiveram presentes? Quantos fornecedores você teve que gerenciar? A escala de um casamento é consideravelmente maior que a de uma festa de aniversário, por exemplo. Negociar valores e manter as entregas em dia é uma habilidade adquirida com experiência. Com a ajuda de alguém especializado, você poupa tempo e dinheiro.

E o mais importante: no dia do casamento você quer aproveitar a festa. Não dá para fazer o cabelo e resolver um pepino no salão. Enquanto você está falando seus votos, você não vai querer estar preocupada se a mesa de doces já está montada.

Ainda não sabe para que serve um assessor de casamento? Confira essa entrevista que fizemos com duas profissionais.

Marque encontros de planejamento

Lembra que dissemos que o diálogo seria o mais importante no período de planejamento do casamento? Olha ele aqui de novo!

O planejamento do casamento não precisa (nem deve) ser estressante o tempo todo! Para muitos casais, é durante ele que vão fazer as primeiras grandes decisões juntos. Por isso, tomem o período de planejamento como um momento de descobertas (e treino) para o restante do casamento.

Crie momentos agradáveis para conversar em casal. Transforme reuniões de planejamento em um bom jantar seguido de vinho ou um brunch de final de semana, por exemplo.

Não fique presa à rotina de planejamento

Separe um dia ou dois por semana para não fazer nada relacionado ao casamento. Nos dias de folga, priorize passar seu tempo com amigos, familiares e, claro, em casal.

Lembre-se: planejar um casamento é como uma maratona! Não adianta gastar toda a energia e não conseguir chegar à linha de chegada.

Foque no que vocês mais amam

Falando em aproveitar ativamente esse processo juntos, uma das melhores maneiras de fazer isso é se concentrar nas coisas que vocês amam.

Nem todas as tradições precisam ser seguidas à risca, mas também não é preciso reinventar a roda só para fazer um casamento “autêntico”. Ter conversas honestas cedo e constantemente verificar se ambos estão alinhados com o que mais interessa ao casal ajuda a tornar o planejamento do casamento mais agradável.

Peça ajuda

Amigos e familiares querem que você tenha um casamento incrível e eles querem fazer parte desse sonho. Você não precisa fazer isso sozinha, então peça ajuda com frequência!

Pare uma semana antes do casamento

Depois de meses de planejamento (e as últimas semanas são as mais corridas!), você merece um pouco de paz para conseguir aproveitar o dia do casamento.

Não deixe grandes decisões para o último minuto. Nem deixe para a véspera do casamento grandes projetos de “faça você mesmo”.

Marque uma data para repassar o check list com fornecedores (e assessor de casamento, caso tenha um), delegue atividades que podem ser feitas por outras pessoas e distancie-se das tarefas de planejamento.

Aproveite para fazer as malas para a lua de mel, agendar um dia de spa, planejar uma noite com seus amigos, desfrutar de um encontro antes do casamento.

Esperamos que essas dicas ajudem você a se sentir mais confiante e preparada para aproveitar cada minuto da temporada de planejamento do casamento!

 

Acompanhe nossas novidades no Instagram @useiumavez.brides