O casamento dos filhos é um momento de muita emoção para mães e pais. Apesar dos protagonistas da festa serem os noivos, os familiares têm papel de destaque na festa e isso está refletido nas roupas. Tanto a mãe da noiva quanto a mãe do noivo podem investir em vestidos elegantes e mais suntuosos, que sejam um pouco mais do que um simples vestido de festa.

Nós do Usei Uma Vez preparamos algumas dicas e inspirações a partir de dúvidas que costumamos ver aqui no ateliê ou receber pelo nosso Instagram. Confira!

Cor

Quando o assunto é a cor, as principais dúvidas são: a noiva deve escolher a cor? A cor do vestido tem que ser igual/diferente do vestido das madrinhas? Para as duas perguntas a resposta é: depende. A noiva pode delimitar a paleta de cores, mas é mais comum fazer isso apenas com as madrinhas. Nesse caso, recomendamos só que a cor dos vestidos das mães seja diferente da(s) utilizada(s) dos das madrinhas, para que elas possam se destacar.

Patricia Bonaldi - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Patricia Bonaldi

Marcelo Quadros - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Marcelo Quadros

Paulo Bernardes - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Paulo Bernardes

Outra dúvida recorrente é se a cor do vestido da mãe da noiva tem que ser diferente da cor do vestido da mãe do noivo. Nossa recomendação é: relaxe! Não vale a pena se preocupar com os detalhes a esse ponto. A cor que elas escolherem pode ficar à critério delas. Dificilmente elas escolherão exatamente a mesma cor, até porque o tom muda de fornecedor para fornecedor. E se acontecer, também não vai afetar em nada a beleza da festa.

Paulo Dolce - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Paulo Dolce

Evitar o preto ou tons muito escuros (que podem ficar muito semelhantes do preto nas fotos) também é uma prática comum no Brasil. Cores claras e tons metalizados ficam ótimos.

Paulo Dolce - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Paulo Dolce

Martha Medeiros - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Martha Medeiros

Thays Temponi - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Thays Temponi

 

Estilo

Assim como para a escolha do vestido de noiva, as mães devem ficar atentas ao horário, local e estilo do casamento. Enquanto casamentos mais tradicionais pedem vestidos mais suntuosos, casamentos na praia, no campo e/ou durante o dia permitem mais liberdade na escolha: estampas ficam liberadas.

Barbara Bela - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Barbara Bela

Beth Andrade - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Beth Andrade

Fabiana Milazzo - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Fabiana Milazzo

As mães podem usar brilho, mas o ideal é verificar como vai ser o vestido da noiva. Se o vestido da noiva for mais minimalista, por exemplo, o da mãe não deve ser um mega vestido (com muito bordado e brilho, por exemplo), pois pode parecer que a mãe ou a sogra estão querendo chamar mais atenção que a noiva. Já se o da noiva for muito suntuoso, o da mãe não deve ser simples demais também, para estarem na mesma sintonia.

Tullier - Vestido de mãe de noiva ou mãe de noivo

Vestido Tullier