Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Origens das tradições do casamento

O vestido branco, o buquê, o véu… você já parou para pensar no motivo por trás de todas essas tradições no casamento? É possível que não, afinal, planejar a cerimônia já demanda tempo suficiente.

Para te ajudar a pensar nos motivos por trás de cada uma dessas tradições (e, quem sabe, repensar algumas delas, para tornar o seu casamento ainda mais especial) e também para se divertir com curiosidades para lá de inesperadas, reunimos um pouco da história dessas tradições.

Vestido de noiva

Engana-se quem pensa que o vestido de noiva sempre foi branco. A pessoa responsável por popularizar essa cor para as noivas foi a Rainha Vitória, que usou um vestido de seda. A escolha do branco, de acordo com a biógrafa da monarca, foi para destacar a delicadeza da renda que ornava o vestido assim como os apliques de flor de laranjeira, símbolo de fertilidade. Até a data do casamento dela, em 1840, as mulheres apenas usavam seus melhores vestidos. O uso do branco estava mais restrito às famílias mais abastadas, que podiam arcar com os custos da limpeza do tecido após a festa.

Para se destacar na festa, a Rainha Vitória pediu que nenhuma convidada usasse a mesma cor e a escolha foi notícia nos jornais da época. Uma curiosidade: ao longo da vida, ela reutilizou partes do vestido de noiva várias vezes, reaproveitando o babado de renda e o véu para o batizado de seus filhos, para o retrato do jubileu de diamante e no casamento do filho Leopold.

A tradição difundiu-se no ocidente, mas não em todo o mundo. Até hoje, a tradição ocidental se distingue coloridos vestidos indianos ou do vermelho usado pelas noivas japonesas, por exemplo.

 

Madrinhas

No Brasil, a moda das madrinhas vestidas todas iguais nunca pegou realmente, mas a tradição, ainda muito presente nos Estados Unidos, por exemplo, remete à tempos longínquos. Desde o período romano, as madrinhas usavam roupas idênticas à da noiva (imagina isso hoje em dia!) para espantar maus espíritos. Explico: acreditava-se que espíritos ruins podiam participar do casamento e tentar amaldiçoar os noivos. Para confundi-los e garantir sorte ao casamento, as madrinhas vestiam-se como a noiva (sim, todas de branco). 

Proteção

O véu surgiu por uma “necessidade” semelhante. Essa tradição remonta à sociedade greco-romana, quando acreditava-se que o véu garantia a segurança da noiva contra espíritos ruins e invejosos.

Também para proteger a noiva dos “espíritos ruins”, ela é carregada no colo ao chegar em casa.

Na Grécia Antiga, o buquê usados pelas noivas era de ervas. Ao contrário das flores de hoje em dia, que apenas complementam o look, na sua origem, o buquê também tinha a função de proteger as noivas dos “espíritos ruins”.

Someting blue

Menos comum, porém conhecida no Brasil, é a tradição do “algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul” usado pela noiva no dia do casamento. A rima inglesa “something old, something new, something borrowed, something blue” remete, desde tempos vitorianos, à continuidade (algo antigo), ao otimismo pro futuro (algo novo), à felicidade emprestada (algo emprestado) e à pureza, amor e fidelidade (algo azul).

Enlace?

E por que chamamos o casamento de enlace? Em muitas culturas (céltica, hindu, egípcia), a união do casal é demonstrada até hoje de forma literal durante a cerimônia do casamento, quando as mãos dos noivos são “amarradas” juntas.

Anel e propriedade

Ao casar (e até mesmo durante o noivado), usamos o anel no quarto dedo. Mas por que nesse e não em outro? Antigamente, acreditava-se que a veia desse dedo levava diretamente ao coração.

O anel também tem um simbolismo nada contemporâneo, o de posse. Inicialmente, apenas as mulheres usavam o anel, que, poderia, inclusive, ser uma parte do pagamento feito pelo noivo por ela. Outra tradição que permanece até os dias de hoje e que tem origem nessa visão da noiva como propriedade transferível é a mulher ser entregue pelo pai ao noivo. Na época, os casamentos eram usados para solucionar disputas de poder ou quitar débitos entre tribos vizinhas. A tradição não tem a mesma conotação hoje em dia, mas algumas noivas já optam por ser levadas por ambos os pais, amigos ou entrar sozinha.

Lua de mel

E por que partir em lua de mel? Na tradição nórdica, os casais se escondiam após a cerimônia de casamento e um membro da família levava copos (de vinho) de mel por 30 dias (ou o equivalente à uma lua). Daí surgiu o termo “lua de mel”.

Compartilhe:

Picture of UseiUmaVez

UseiUmaVez

O Usei Uma Vez foi criado pensando em todas as mulheres que acreditam que sonhos não devam ser guardados em armários. Desde 2013, ajudamos as já casadas a passarem seus sonhos adiante e as noivas a encontrarem o vestido dos sonhos. Para completar, também incluímos em nosso catálogo vestidos de festa. Pode chamar a gente de cupido. =)
Picture of UseiUmaVez

UseiUmaVez

O Usei Uma Vez foi criado pensando em todas as mulheres que acreditam que sonhos não devam ser guardados em armários. Desde 2013, ajudamos as já casadas a passarem seus sonhos adiante e as noivas a encontrarem o vestido dos sonhos. Para completar, também incluímos em nosso catálogo vestidos de festa. Pode chamar a gente de cupido. =)

Fique por dentro
das novidades do Usei uma Vez

Cadastre-se e seja a primeira a receber novidades, promoções e ofertas exclusivas.

Explore a experiência única da “Usei Uma Vez” durante sua prova de 1h30, onde você pode experimentar até 10 incríveis  modelos de vestidos. 

Para garantir que tudo esteja perfeito, solicitamos que crie sua lista de favoritos no site antes de agendar. É um requisito essencial para garantir que sua prova seja ainda mais especial e seu horário fique devidamente reservado.

Certifique-se de verificar se já montou sua lista (wishlist). Se sim, ótimo! Se não, não se preocupe. Clique AQUI para criar sua conta e lista de favoritos agora mesmo.

Sua jornada rumo ao vestido perfeito começa com um simples passo – e estamos aqui para torná-la inesquecível.

Senha incorreta. Por favor, tente novamente.

Prezadas Clientes,

Queremos informar que estamos em processo de aprimoramento do nosso sistema para oferecer a vocês uma experiência ainda melhor. Durante esse período, nossos atendimentos para anúncio de vestidos estão temporariamente interrompidos.

Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que isso possa causar. Estamos trabalhando arduamente para finalizar as melhorias o mais rápido possível e retomar nossos atendimentos normais.

Agradecemos pela sua compreensão e paciência enquanto trabalhamos para oferecer a vocês uma experiência ainda mais incrível em nosso site.

Atenciosamente,

A Equipe da Usei Uma Vez

×