Um dia tão especial quanto o nosso casamento pode ser ainda mais único se pensarmos que nossas escolhas vão ser importantes para o ambiente em que vivemos. Por isso, nós do Usei Uma Vez preparamos cinco dicas com medidas simples para tornar o casamento sustentável.
Para começar, lembre-se sempre dos “3 R’s da Sustentabilidade”, que são as diretrizes práticas estabelecidos na Agenda 21 (o principal plano de ação da ONU resultado da conferência Rio-92) para gestão de resíduos, consumo consciente e desenvolvimento sustentável. Planejar os gastos de forma que não haja desperdícios e escolher produtos mais duráveis, que não se transformem em lixo rapidamente, são duas ideias que toda noiva pode ter em mente ao organizar o casamento.
Prontas para nossas dicas?
Sementes de amor
O convite de casamento é um dos primeiros itens a virar lixo. Já pensou nisso? Os convites virtuais são a melhor opção para quem quer impacto mínimo, mas os casais que não abrem mão do convite tradicional, uma boa opção é produzi-lo com papel semente. Esse tipo de papel, criado a partir de matéria prima reciclada, recebe a aplicação de sementes variadas. Depois de picado e regado, seu convite pode se transformar em hortaliças ou flores!
Alguns fornecedores: Seed Paper, Abelha Design, Spazio Convites, Papel Semente
Fornecedores locais
Uma das formas de reduzir o impacto ambiental e valorizar a cultura local no casamento é apostar em fornecedores locais. O bolos de rolo, por exemplo, é considerado patrimônio imaterial do estado de Pernambuco. A delicadeza de suas finas camadas, que intercalam massa e goiabada, garantem um visual elegante e surpreendente para a mesa de doces.
Alguns fornecedores: Dorinha Bolo de Rolo (PE), Rosinha Magalhães (DF), A casa do Bolo de Rolo (SP)
Também na hora de escolher as flores é interessante pensar de onde elas vêm. Um buquê sustentável deve respeitar a sazonalidade das flores (rosas não brotam o ano inteiro e peônias nem mesmo nascem no Brasil!). Já pensou nisso?
Alguns fornecedores que apostam em sustentabilidade: A Bela do Dia (SP), Esalflores (PR)
Materiais reciclados
O reaproveitamento de materiais pode resultar em joias muito especiais, criadas sem desperdício e que darão um toque bem especial – e cheio de propósito – ao look da noiva.
Por meio do upcycling, objetos aparentemente sem valor são ressignificados. Os materiais que se tornariam lixo são reaproveitados em suas propriedades originais, sem a necessidade de intervenções químicas. Uma marca que pode interessar às noivas é a Olsen K, que cria joias a partir de recursos reaproveitados. Das sobras garimpadas, surgem itens únicos e cheios de história.
Cerimônia durante o dia
Aproveitar a luz natural é uma ótima forma de tornar seu casamento mais sustentável. Além de garantir um visual bonito, as cerimônias ao ar livre durante o dia reduzem os custos com energia.
Consumo colaborativo
A essência do Usei Uma Vez está nesse tipo de consumo, que prevê menos desperdício e a conservação da energia e da matéria-prima que seriam usados na fabricação, no nosso caso, de vestidos novos. Ao usar um vestido seminovo para o casamento, a noiva pode escolher entre modelos que custarão menos, sem abrir mão da qualidade e design de grandes estilistas.
Ao vender ou comprar um vestido usado, você economiza e contribui para reduzir os custos e impactos envolvidos com a sua produção como água, energia e transporte.