San Patrick

A cerimônia do casamento foi emocionante, a lua de mel já chegou ao fim e você está de volta à rotina, mas tem uma coisa que não te deixa esquecer do casamento: o vestido de noiva, que deve estar em uma sacola plástica, com a barra suja e talvez até com algumas marquinhas de sujeira. Por mais cuidadosa que seja a noiva, tudo isso é normal. Para tirar algumas dúvidas sobre a melhor forma de guardar o vestido de casamento e garantir que ele fique em bom estado, preparamos uma listinha com dicas!  

1. Corra para uma lavanderia especializada

Quanto mais tempo o vestido de noiva ficar sujo ou manchado, mais difícil é de retirar as manchas e fazê-lo ficar como novo. As lavanderias especializadas em vestido de noiva têm os produtos e o conhecimento técnico necessários para definir a melhor forma de cuidar do tecido.

2. Evite luz, poeira, umidade e acidez

Esses são os principais inimigos da conservação de tecidos. A melhor forma de guardar o vestido de noiva é envolvendo-os em TNT (como os das capas de alguns estilistas e do Usei Uma Vez) ou papel de seda, de preferência de cor azul clara. Esses materiais:

  • Protegem da poeira;
  • Permitem a passagem do ar;
  • Ajudam a prevenir o aparecimento de bolor;
  • Protegem da luz, evitando manchas amareladas.

Sempre que for manuseá-lo, lave as mãos antes, pois a sujeira e o suor podem manchar o tecido.

3. Prefira deixá-lo pendurado

Sempre que possível, guarde o vestido de casamento pendurado. Dessa forma, você evita que ele amasse. A maioria dos modelos vem com alcinhas internas. Pendure o vestido por essas alças, principal, se for um modelo cujo colo e mangas for de tule e/ou rendas muito delicadas.

No entanto, caso o vestido seja muito bordado e pesado, você terá que guardá-lo em uma caixa grande. Evite dobrar muito o vestido ou torcer o tecido.

4. Retire o vestido do armário todo ano

Caso você não opte por passar o vestido de noiva adiante, pelo menos uma vez por ano, retire o vestido de casamento do armário para ele “respirar”. Não o deixe exposto à luz direta do sol e, sempre que for manuseá-lo, lave as mãos antes.

Alma Novia