Sonha em casar no campo? Uma cerimônia em meio à natureza, romântica e com muito verde nunca saiu de moda e está mais em alta do que nunca. Continue a leitura para conferir dicas sobre os vestidos mais indicados para esse momento e também para conhecer as recomendações da cerimonialista Stéfanie Belo, que conversou com o Usei Uma Vez sobre as particularidades do casamento no campo.

Vestido de casamento - André Betio

André Betio

O segredo está na logística

O casamento no campo acaba tendo vários fornecedores ainda da cidade, mas a principal diferença fica por conta da logística. De acordo com Stéfanie Belo, ao organizar um casamento no campo é preciso ter em mente o clima (e sua imprevisibilidade!) e a facilidade de acesso ao local.

“Em um casamento no campo, temos que ter dois projetos, um para ‘plano A’ (sol) e outro para um ‘plano B’ (chuva). Pois, com certeza, grande parte da festa é idealmente sonhada para acontecer ao ar livre”, conta Stéfanie.

Vestido de casamento - Pronovias

Pronovias

“Precisamos de um projeto pensado na circulação, para que os convidados consigam acessar o local de cerimônia e festa com tranquilidade, como em um casamento na cidade. E esse mesmo projeto contempla toda a logística de entrada, saída e movimentação dos fornecedores. São detalhes que no todo passam despercebidos, mas que fazem toda a diferença. A atenção e o carinho com os convidados é a melhor forma de agradecimento dos noivos”, completa ela.

Para Stéfanie, o sucesso de um casamento depende de alguns fatores. Anotem aí!

  • Um projeto bem estabelecido na fase de construção do casamento;
  • Contratação certa dos fornecedores;
  • Escolha de cada item dentro de um processo organizado;
  • Coordenação do dia.
Vestido de casamento - André Betio

André Betio

Esteja pronta para os imprevistos

Em um casamento no campo, a mãe natureza pode influenciar bastante a cerimônia e é preciso tê-la em mente desde o momento do planejamento.

  • Evite cerimônias ao meio-dia, pois pode ficar muito quente;
  • Como explicou Stéfanie, tenha um plano para o caso de chuva;
  • Prefira locais de fácil acesso e que já tenham infraestrutura para eventos;
  • Em caso de casamento durante a noite, verifique se a iluminação contratada será suficiente;
  • Tenha ainda mais cuidado com o bolo, doces e alimentos em dias quentes. A cobertura do bolo pode derreter em dias muito abafados, por exemplo.

Para lidar com acontecimentos imprevisíveis, a presença de um assessor de casamento se faz ainda mais necessária em um casamento ao ar livre.

Stéfanie conta: “Manter a calma é o principal papel da assessora. Recentemente fiz um casamento fora de São Paulo em que choveu muito (não controlamos a mãe natureza, rs) e parte do plástico da cobertura cedeu! Dominei a situação, realoquei as mesas que estavam sendo atingidas pela chuva e isolei a área para ninguém escorregar ou se machucar, num período de 15 min, sem qualquer prejuízo a festa. Essa situação sem uma assessora para decidir o que realmente fazer de maneira segura e ágil, com certeza, teria gerado uma tensão muito maior entre o buffet e decoração versus noivos e convidados”.

Vestido de casamento - Elie Saab

Elie Saab

Vestido de casamento - Enatelier

Enatelier

Vestido para casamento no campo

O casamento no campo permite uma cerimônia mais informal, o que não significa que o evento não possa ser elegante. O estilo da cerimônia fica à critério dos noivos e pode ser clássico ou rústico.

Se o casamento for durante o dia, o vestido da noiva costuma ter menos pedrarias, mas, se for à noite, elas estão liberadas! A escolha por tecidos leves, com saias fluidas, combina com a proximidade com a natureza. Algumas sugestões do nosso acervo estão ilustrando o post.

Vestido de casamento - Martha Medeiros

Martha Medeiros

Vestido de casamento - Emannuelle Junqueira

Emannuelle Junqueira

Os convidados também podem escolher roupas um pouco menos formais e, durante o verão, optar por tecidos mais leves e claros (sem ser branco, é claro!). Vestidos mais estruturados podem ser uma boa pedida para não ter trabalho com o vento, em casamentos ao ar livre. Uma boa dica para ajudar os convidados é colocar sugestões de roupa no site do casamento.

Você pode conferir os vestidos nos links: Bárbara BelaCandy Brown  – Paulo Dolce

Ainda tem alguma dúvida? Pergunta pra gente aqui nos comentários!