Aqui no Usei Uma Vez não nos cansamos de dizer: o vestido certo é aquele que combina com a noiva, independente do que é moda na época em que acontece o casamento. Mas conhecer as tendências para casamentos pode ajudar a inspirar as noivinhas que estão à procura do modelo perfeito. Por isso, listamos algumas das nossas apostas para o ano de 2019.
1. Silhueta justa
O corte mais seco e com menos volume vem aparecendo em algumas das novas coleções de grandes maisons, como a Oscar de la Renta.
Esse tipo de corte é contemporâneo e mais despojado que os vestidos com saia volumosa. Por falar em saia, nesses modelos ela pode descer reta a partir da cintura ou do quadril ou ser mais soltinha, opção que disfarça gordurinhas e quadris largos. A silhueta justa costuma cair melhor em noivas mais altas, pois em noivas mais baixinhas pode encurtar a silhueta.
Inspire-se em alguns dos modelos que temos no acervo Usei Uma Vez:
2. Sobresaia
O vestido de noiva com saia sobreposta também é uma das tendências para casamentos em 2019. Ele é uma ótima opção para as noivas que não abrem mão da saia volumosa e/ou uma grande cauda, mas também querem praticidade na hora da festa. A saia sobreposta é removível e garante dois looks para a noiva, sem precisar trocar o vestido.
3. Vestidos bordados
Chiara Ferragni nos encantou com o segundo vestido de noiva todo bordado em linha à mão com trechos da música Favorisca i Sentimenti, composta pelo marido Fedez, e um pequeno Leão, que faz referência ao filho do casal, Leone. Por que é tão diferente? A maioria dos bordados de vestido de noiva usam pedrarias, mas, no vestido de Chiara, ela optou por utilizar apenas linhas coloridas. A técnica permite criar texturas e desenhos one of a kind, para um vestido super especial.
São poucas as mulheres que assumiriam um bordado como o de Chiara no vestido de noiva, mas opções mais tradicionais – mas também lindas e surpreendentes – podem ser uma forma de subir ao altar com modelos únicos e inesquecíveis.
4. Gola alta
De novo, a trend setter Chiara Ferragni optou por outro detalhe pouco usado pelas noivas, mas que garante um look super chique e diferente: o decote alto (no caso dela, com gola e tudo!), que é uma das tendências para casamentos em 2019.
O decote alto não precisa ser usado apenas em igrejas mais tradicionais que não permitem decotes. Ele pode ser uma escolha da noiva, que quer um look elegante e sensual.
5. Manga 3/4
A manga longa para o vestido de noiva é uma das opções mais clássicas, mas já foi bastante usada. Chiara e Meghan Markle optaram por modelos ¾, que ficaram lindos e super chiques.
A manga ¾ combina com todo tipo de cerimônia, desde a mais tradicional até as mais despojadas, seja no verão ou no inverno.
6. Liso/Minimalista
Os vestidos lisos e minimalistas foram uma das tendências que voltaram com força em 2018 e devem continuar em 2019, até porque são modelos atemporais, que nunca saem de moda. Já falamos sobre eles nesse post, vale (re)ler!
7. Escolhas conscientes
Nossa última, porém mais importante aposta para 2019, é o casamento com escolhas conscientes. Já demos dicas para as noivas que pensam em fazer um casamento sustentável e conversamos com a Diretora Educacional do Fashion Revolution Brasil para entender melhor sobre moda consciente, e cada dia temos mais certeza que esse é o caminho para tornar o dia do casamento (e a vida!) ainda mais especial.
A noiva pode fazer como a Princesa Eugenie e proibir o plástico em todas as etapas do casamento. Ou, ainda, fazer escolhas sustentáveis e socialmente conscientes na hora de escolher o vestido, por exemplo. Comprar vestido de noiva de segunda mão já é uma maneira de reduzir os impactos negativos da produção no meio ambiente, mas você também pode reaproveitar tecidos antigos. Saber quem produz seu vestido e/ou os produtos que compõem a decoração do casamento também é uma forma de incentivar a produção local e ser fiel a seus propósitos.