O uso do véu de noiva nasceu de uma crença grega de que era preciso proteger do mau olhado as mulheres que iam se casar. A tradição atravessou séculos e culturas e segue forte no Brasil. Não importa se você prefere um longo véu rendado, um modelo mais minimalista ou até as versões mais modernas e curtas, o acessório complementa o vestido de noiva e, justamente por isso, precisa ser decido com ele em mente.

Lucas Anderi

Vestido de noiva Lucas Anderi

Selecionamos algumas das dúvidas frequentes que surgem aqui no ateliê Usei Uma Vez sobre o véu de noiva e vamos respondê-las nesse post!

Meu vestido é rendado, o véu tem que ser liso?

Não precisa! Essa decisão pode ser feita de acordo com o seu gosto. Mas vale a pena olhar a resposta para a próxima pergunta.

Inês di Santo

Vestido de noiva Inês di Santo

A renda do véu de noiva precisa ser a mesma do vestido de noiva

Não. Algumas noivas optam por fazer o véu com detalhes da mesma renda do vestido, mas é possível utilizar rendas que tenham padrões semelhantes também. O que não costuma ser usado são rendas muito diferentes, como, por exemplo, o vestido de renda francesa com véu de renda arabesco.

Camila Chain

Vestido de noiva Camila Chain

 

Sou baixinha, posso usar véu longo?

Pode! O véu não tem relação com a altura da noiva. O que recomendamos é que, se você for baixinha e já estiver usando um vestido volumoso, é melhor optar por um véu mais minimalista, com menos detalhes e comprimento médio.

Como escolher o tamanho do véu?

Para começar, o tamanho do véu de noiva deve ser proporcional ao volume e suntuosidade do vestido de noiva e da cerimônia. Se você vai se casar com o vestido princesa de saia volumosa, em uma igreja com nave grande, pode optar por um véu longo. O mais clássico dos véus de tamanho longo é o de 8 metros.

Isabella Narchi

Vestido de noiva Isabella Narchi

Paulo Dolce

Vestido de noiva Paulo Dolce

Casamentos na igreja, mas com vestidos mais simples, também combinam com véus medianos. Já se a sua cerimônia for pequena, em um local reduzidos, um véu longo não é confortável. Um modelo de até 3 metros é de bom tamanho.

Outra dica importante é pensar no local do casamento. Se a sua cerimônia foi em local aberto, como na praia ou campo, lembre-se que pode ventar e um véu longo – apesar de bonito na foto – não é nem um pouco prático (ninguém quer casar com um furacão preso à cabeça! rs).

Lucas Anderi

Vestido de noiva Lucas Anderi

Meu vestido tem saia de tule e parte de cima bordada, o que usar?

Um véu liso ou com detalhes que não seja renda fica ótimo.

Boho pode usar véu?

Sim! Geralmente, como os vestidos boho têm menos volume, as noivas optam por véus de tamanho médio (ou curto, caso queira um visual mais moderno) e com menos volume. Detalhes mais delicados, como um barrado mais simples ao invés de rendas ou rendas pontuais também costumam combinar.

Yolan Cris

Vestido de noiva Yolan Cris

Carolina Herrera

Vestido de noiva Carolina Herrera

 

Qual é a diferença entre véu e mantilha?

Aqui no Brasil, chamamos de mantilha o véu com bico de renda, mas a mantilha verdadeira tem origem espanhola e é toda em renda.

Pronovias

Vestido de noiva Pronovias

 

O penteado pode impedir o uso do véu?

Depende. É sempre bom conversar com o cabelereiro que irá fazer o penteado para o seu casamento e decidir penteado, véu e acessórios de cabeça em conjunto.

Yolan Cris

Vestido de noiva Yolan Cris

Quer saber mais? Confira o vídeo que preparamos sobre o tema no nosso IGTV!