No ateliê da Usei Uma Vez nós trabalhamos com sonhos, estes por sua vez estão relacionados a histórias…
Esteja com a gente neste post e descubra mais sobre a narrativa de origem das bodas de casamento; a celebração no decorrer do tempo depois do “eu aceito!”.
A cerimônia do matrimônio é cheia de tradições que vão se ressignificando com a prática e o passar dos anos, com as bodas não foi diferente.
Aos 25 anos de casamento uma coroa de prata e quando completar 50 anos será outra de ouro, esse era o presente recebido pelos casais na Alemanha medieval em pequenos povoados.
Com a continuidade deste hábito de comemorar o aniversário de casamento, cada ano foi associado a um tipo de material diferente como simbologia da vida em família, quanto menos tempo mais frágil é o elemento e quanto maior for a duração do relacionamento mais nobre e resistente ele fica.
Por exemplo, no 1º ano de casamento é comemorado as Bodas de Papel. O papel simboliza a “fragilidade” e “flexibilidade”, típico de um casamento que está no início. Já com 60 anos de união, comemoramos as Bodas de Diamante, que é símbolo de resistência e consolidação do casamento.
“Bodas! Qual é a origem dessa palavra?”
O alemão é uma língua indo-europeia, com um origem diversa, mas composta em grande parte a partir de uma influência do latim e grego.
Promessa em latim é “vota”, que originou o termo boda. Essa palavra normalmente é usada no plural “bodas”, fazendo uma menção aos votos feitos na celebração de um casamento.
Sendo assim, as bodas são a legitimação e reafirmação das promessas feitas quando um casal decide se comprometer a ter uma vida juntos.
Veja a seguir a lista de bodas completas:
1º ano: Bodas de papel
2º ano: Bodas de algodão
3º ano: Bodas de trigo ou couro
4º ano: Bodas de flores frutas
5º ano: Bodas de Madeira ou ferro
6º ano: Bodas de açúcar ou perfume
7º ano: Bodas de latão ou lã
8º ano: Bodas de barro ou papoula
9º ano: Bodas de cerâmica ou vime
10º ano: Bodas de estanho ou zinco
11º ano: Bodas de aço
12º ano: Bodas de seda ou ônix
13º ano: Bodas de linho ou renda
14º ano: Bodas de marfim
15º ano: Bodas de cristal
20º ano: Bodas de porcelana
25º ano: Bodas de prata
30º ano: Bodas de pérola
35º ano: Bodas de coral
40º ano: Bodas de esmeralda
45º ano: Bodas de rubi
50º ano: Bodas de ouro
55º ano: Bodas de ametista
60º ano: Bodas de diamante
65º ano: Bodas de platina
75º ano: Bodas de brilhante ou alabastro
5 ideias para comemorar as suas bodas
1- Um jantar romântico
Mostre seus dotes culinários preparando um jantar surpresa para seu companheiro ou faça reservas naquele restaurante especial e experimente novos sabores.
2- Uma viagem
Viajar já é gostoso, acompanhado do seu amor é melhor ainda! O destino pode ser um lugar que o casal sempre sonhou em conhecer ou então um retorno ao local da lua de mel. Explore novos lugar com a melhor companhia!
3- Renovação de votos
Reafirmar o amor pela pessoa que você casou é uma maneira especial de comemorar as bodas. É possível realizar na igreja ou uma festa mais íntima para renovação de votos. O importante aqui é relembrar ou criar novos votos que vão guiar essa união por mais outros anos.
4- Presentes especiais
Não precisa ser um presente caro, o mais importante é que seja algo significativo que emocione e reforce o seu carinho pelo seu parceiro. Pense em algo que se relacione com a história de vocês, pode ser algo que vocês irão aproveitar juntos também.
5- Uma grande festa
Que tal reunir familiares e amigos para festejar a sua união?! Não importa o tamanho da festa, simples ou extravagante, esse é o momento de celebrar o amor. Confira algumas sugestões de vestidos de festa do nosso acervo para a sua festa de bodas: