As noivas que estão envolvidas com a organização do casamento podem até nem estar pensando nisso, mas o último detalhe a ser decidido sobre o enlace é muito importante: o vestido de noiva. Sim, enquanto a escolha do vestido de casamento é motivo de muita ansiedade, poucas se preparam para lidar com como ele fica após uma festa bem aproveitada. Vamos adiantar: ele fica sujo, bem sujo!

O que fazer, então? Conversamos com Mariana Votta, da lavanderia The Laundress, especializada em vestidos de noiva e festa, para entender os erros mais comuns e o que fazer para que o seu vestido de noiva dure várias gerações (seja guardado no seu armário ou fazendo a história de outras noivas no Usei Uma Vez).

Sujou, e agora?

Um vestido branco e longo, sendo usado por algumas horas. Não é difícil de imaginar que, em pouco tempo, a barra fica suja. Essa é a sujeira mais comum dos vestidos de noiva, que, durante a cerimônia, também podem receber suor, maquiagem, bebidas… Todos esses elementos aderem ao tecido e podem se transformar em manchas permanentes.

De acordo com Mariana, da The Laundress, os principais erros das noivas são “demorar para mandar para lavar e armazenar de forma incorreta, principalmente se o vestido entrar em contato com umidade”. A forma como você armazena o vestido logo após a festa e o tempo que leva para fazer a limpeza dele são críticos para que ele permaneça novo.

“Por exemplo, você casou na praia ou em algum lugar que tenha terra e você guardou o vestido na mala e foi pra lua de mel. E só na volta você entra em contato com uma lavanderia. Isso é um erro grande, porque o vestido pode mofar e pode mofar de uma forma que não tem solução, porque o mofo é bem insistente e, dependendo o tecido, como a seda, ele pega bem forte”, explica ela.

No Usei Uma Vez, sempre recomendamos às noivas que levem o vestido de casamento para uma lavanderia o mais rápido possível. Se possível, antes mesmo do casamento, já deixe combinado com a lavanderia a data e local de retirada.

Como guardar?

Mariana chamou a atenção para a diferença da capa de transporte para a capa de armazenamento. Muitos estilistas entregam o vestido de noiva em capas grossas, de material que protege o vestido até a cerimônia. As lavanderias comuns também costumam devolver os vestidos lavados em capas de plástico. Essas capas não deixam o tecido respirar e devem ser usadas apenas para transporte. Caso você queira guardar o vestido de casamento, prefira capas de TNT ou caixas.

“Depende da disponibilidade de espaço da sua casa. Opte sempre por capas de TNT, aquele tecido com furinhos. Se conseguir colocar um papel de seda da cor azul nos ombros, melhor ainda. Se tiver uma bancada grande no seu guarda-roupa, também pode deixar o vestido dentro de uma capa, deitado. Agora, se o vestido for pesado e você ainda quiser guardar em capa, pendure-o pelas alças de segurança, para o vestido não deformar. Eu aconselho que vestidos bordados pesados sejam guardados em caixas. Assim, você consegue preservá-los melhor”, afirma.

 

Lavar em casa x lavanderia comum x lavanderia especializada

Apesar de existirem várias receitas na internet ensinando a lavar o vestido em casa e a lavanderia do seu bairro provavelmente aceitar lavar o seu vestido junto com a roupa de cama, existe toda uma ciência por trás da limpeza de um vestido de noiva.

“Na The Laundress, nós traçamos uma estratégia para poder tirar cada sujeira, de cada tipo de tecido. Não é feita uma única lavagem. Nós estudamos o vestido. Às vezes, preciso lavar uma parte antes da outra”, conta Mariana. “A parte artesanal, que fazemos à mão, é quase 90% do processo. Além disso, fazemos teste de reagentes, porque podemos ter dois vestidos iguais, mas cada um vai ser lavado de uma forma, pois em um caiu vinho e outro champanhe. Um tem só arraste e outro tem maquiagem corporal por dentro. Realmente, é uma analise caso a caso. Chego a ficar 40, 50 dias com um vestido. Preferimos fazer devagar, com paciência, e ter um resultado feliz”, completa.

O vestido Pronovias agora está disponível no Usei Uma Vez. Clique aqui para ver mais detalhes.

 

* Foto em destaque, Canvas Ateliê.